terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Brazil Index Dow Jones - BR20

ADRs continuam atraentes apesar de fusões entre bolsas internacionais
January 16, 2007 4:05 a.m.
Por Lyneka LittleThe Wall Street Journal.
Enquanto grandes bolsas de valores investiram na criação de mercados globais, os investidores americanos que querem investir em ações estrangeiras fizeram a negociação de ADRs bater um recorde ano passado.O volume de negociação de ADRs, títulos que representam ações de empresas estrangeiras negociados em bolsas americanas, fechou o ano em mais de US$ 1,58 trilhão, ante US$ 963 bilhões em 2005, de acordo com dados do J.P. Morgan Worldwide Securities Services, uma divisão do J.P. Morgan Chase & Co.
Muitas das maiores empresas brasileiras como o Banco Bradesco SA, a Gerdau SA e a Cesp, Companhia Energética de São Paulo, são negociadas nos EUA por meio de ADRs.O aumento do interesse por ADRs reflete uma diversificação de portfólios para minimizar o risco, além do melhor desempenho de ações não-americanas em relação à Média Industrial Dow Jones e ao índice de 500 ações da Standard & Poor em 2006, e "a contínua fraqueza do dólar em comparação às moedas estrangeiras", diz Christopher Sturdy, vice-presidente-executivo e diretor da Divisão de ADRs do Bank of New York, que age como agente de transferência para os ADRs.
Sturdy também nota um "aumento significativo em contas administradas separadamente, que são uma maneira econômica para investidores e gestores de investimentos selecionar uma cesta de ações", e diz que os fundos de hedge começaram a investir mais no exterior nos últimos anos, o que pode contribuir para o crescimento na negociação de ADRs.Há 450 ADRs listados nas maiores bolsas americanas, como a Bolsa de Valores de Nova York, a Nasdaq, e a American Stock Exchange, de acordo com o J.P. Morgan."Eu acho que na maioria das vezes o ADR é preferido simplesmente porque é mais fácil", diz Yxa Bazán, diretora da divisão de ADRs da América Latina do J.P. Morgan.
Investidores americanos podem comprar fundos mútuos que investem em ações estrangeiras, mas comprar ações diretamente em bolsas estrangeiras pode ser difícil por causa do câmbio e das diferenças em regulamentações, entre outras coisas.Com os ADRs, "investidores americanos podem comprar aquelas ações (em empresas estrangeiras) em dólares usando métodos e protocolos que lhes são familiares", diz Andy Nybo, um consultor do TABB Group, uma firma de pesquisa de mercado de Massachusetts.Ainda não se sabe se a eventual emergência de grandes bolsas de valores globais vai reduzir o atrativo dos ADRs no futuro. A fusão da Nyse Group Inc., operadora da Bolsa de Nova York, com a Euronext NV, que é dona de quatro bolsas européias, foi aprovada pelos acionistas das duas empresas, e aguarda aprovações adicionais de autoridades regulamentadoras e governos.
Na semana passada, a Nyse Group disse que vai comprar uma fatia de 5% na Bolsa Nacional de Valores da Índia. Enquanto isso, a Nasdaq Stock Market Inc. tenta comprar a London Stock Exchange PLC, com uma oferta que a Bolsa de Londres chamou de "inadequada".Mesmo com bolsas globais, especialistas do setor acreditam que as diferenças nos sistemas de regulamentação vão continuar a dificultar para o investidor americano comprar ações estrangeiras.
"Embora possam surgir bolsas globais, não vemos na verdade nenhuma redução da necessidade de ADRs", diz Sturdy.Os dez maiores ADRs respondem por mais de 25% do valor total de investimento em ADR, de acordo com o Bank of New York. Entre eles estão o ADR da operadora mexicana de celular América Móvil — a dona da Claro —, a petrolífera anglo-holandesa Royal Dutch Shell, e a gigante farmacêutica britânica GlaxoSmithKline.Bolsas globais e ADRs podem coexistir enquanto investidores buscam investir em pequenos mercados emergentes cujos sistemas de regulamentação não sejam tão desenvolvidos quanto nos EUA, e haja liquidez suficiente, diz Nybo.
"Mesmo que as bolsas globais sejam completamente interconectadas, as chances de que você consiga comprar ou vender uma ação diretamente num mercado estrangeiro são mínimas, na melhor das hipóteses" diz.




Composição atualizada e Grafico Semanal - LOG




Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com