sexta-feira, 13 de abril de 2007

OI x Telemar

Oi - Telemar: o que fazer?

A proposta da Oi – Telemar de comprar as ações preferenciais da Tele Norte Leste Participações (TNLP5) e da Telemar Tele Norte Leste (TMAR5), anunciada na terça-feira, é apenas um primeiro passo naquele que promete ser o maior negócio em bolsa de 2007. Não se trata só de um movimento para retirar as preferenciais de circulação e abrir o capital da Oi no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo. Essa será apenas a primeira fase. A meta final, dizem as raposas do mercado, é muito maior: unificar Oi e a concorrente Brasil Telecom em uma mega empresa de telecomunicações brasileira, capaz de fazer frente aos espanhóis da Telefônica e aos mexicanos da América Móvil.



A espanhola Telefônica possui a telefonia fixa em São Paulo e controla a Vivo, a maior empresa de telefonia móvel do Brasil. Os mexicanos controlam a Embratel, líder nas chamadas de longa distância, a Claro, de telefonia móvel. Ambos – espanhóis e mexicanos – disputam a Tim, que pertence aos italianos da Telecom Itália. Nunca é demais lembrar que o negócio das telecomunicações não é para gente grande, é para gente enorme; por isso, apenas a unificação da Brasil Telecom com a Oi geraria uma empresa capaz de competir com espanhóis e mexicanos.
Esse plano, porém, tem um obstáculo chamado Lei Geral das Telecomunicações, que impede que empresas de áreas diferentes sejam controladas por um único grupo ou pessoa. Para permitir a incorporação ou a fusão da Brasil Telecom pela Oi, será necessário pulverizar o capital da Oi, listando a empresa no Novo Mercado da Bovespa.


Com isso, a antiga Telemar não teria controladores definidos, e poderia incorporar a Brasil Telecom sem ter de passar por uma mudança na legislação. Ao mesmo tempo, os donos da Oi-Telemar abririam uma porta para a saída dos acionistas, já saciados com a parceria de quase dez anos. A megacompra de ações preferenciais, que pode alcançar 11 bilhões de reais, será financiada com empréstimos bancários.


Como ficam os minoritários nessa história? Quem tem ações prefenciais da Telemar ou da Tele Norte Leste Participações deve ficar atento. Em um sentido amplo, sempre é bom trocar ações preferenciais por ordinárias. A Oi Telemar tentou trocar suas preferenciais por ordinárias no ano passado, mas não foi bem-sucedida devido às condições de troca, muito ruins para os preferencialistas. Agora, a empresa está disposta a comprar as ações preferenciais e pagar em dinheiro vivo, o que é um negócio melhor. Alguns especialistas recomendam esperar um pouco e prestar atenção para ver como anda a troca; se poucos preferencialistas atenderem ao chamado, é possível que a empresa melhore um pouco – não muito – sua proposta.


E depois? Ainda é cedo para saber se ficar com as ordinárias da nova empresa é um bom negócio, mas pelo menos há uma garantia. Quando espanhóis, mexicanos, americanos ou chineses lançarem sua oferta para comprar a Oi Telemar Brasil Telecom, os ordinaristas minoritários terão, por lei, 80% do prêmio de controle. A conferir.

Por: Claudio Gradilone
http://portalexame.abril.com.br/blogs/gradilone/listar.shtml

Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com