quinta-feira, 31 de maio de 2007

Barômetro Financeiro

Mais do que a amplitude do rali asiático, a sessão de hoje foi importantíssima por marcar pela primeira vez uma dissociação entre a volatilidade dos índices chineses ( típica de mercados em formação), e a capacidade de crescimento de sua economia e conseqüente impacto positivo no mercado global.
Mesmo no pior momento do mercado chinês, quando o CSI 300 caía mais de 5,00% no final da manhã, as principais praças asiáticas, HK inclusive, mantiveram suas altas e o mercado de cambio não demonstrou qualquer contaminação. Ao final da sessão 7 dos 10 índices chineses fecharam em alta com o CSI300 subindo 1,1%.
Tivemos vários destaques como a Hyundai Heavy Industries com alta de 7,8% levando o Kospi a novo recorde histórico.
Mineradoras em excelente recuperação com Anglo American subindo 3,0% e BHP 1,5%.
Sansung, Investa, Sony , China Life que teve recomendação de compra pelo UBS, PetroChina etc também se destacaram no rali de hoje.

O mercado europeu opera abaixo das máximas, com as principais praças marcando recordes em 6 anos e meio.
Embora os futuros americanos tenham perdido o ímpeto na última meia-hora com o S&P operando estável e o Nasdaq100 reduzindo a alta para 1,75 pts, o dia deverá ser positivo no mercado americano com o mercado convergindo para o cenário exposto na ata do FOMC de uma recuperação gradual da economia, especialmente em 2008.
A manutenção do alerta para a inflação é correta na medida em que o núcleo ainda permanece acima da meta implícita do Fed.
Para o bloco de indicadores de hoje, o PIB deve marcar a menor taxa do ano não sendo surpresa um número pouco abaixo dos 0,8% esperados. Mais do que o PIB é fundamental que o Consumo confirme as expectativas de expansão (de 3,8% para 4,1%).

Às 10h45 teremos o ISM de Chicago que deve sinalizar melhora das expectativas evoluindo de 52.9 para 54.0.
Às 11h00 será divulgado o gastos com construção que apresenta forte dispersão variando de (0,5%) a 0,7% para uma mediana a 0,0%.
Com a expectativa de que o estoque de gasolina tenha aumentado 1,5 milhão de barris o WTI recua 0,49% , mas, não creio que haja espaço para uma cotação abaixo dos $62,00 mantendo o cenário de acumulação no intervalo $62,0/$65,0.
Por aqui, o mercado seguirá hoje refletindo o excelente cenário externo com o Bovespa rumando para um objetivos mais altos de médio prazo com destaques ( na minha opinião) para siderurgia e mineração.

2 comentários:

Anônimo disse...

A queda no mercado chinês não foi de verdade.

Mas não demora.

Uma merreca de imposto, uma recuperação ao fim do pregão, nada demais.

Fico pensando no dia da manada, da vaca torcer o rabo ou coisa assim.

Vamos ter queda de 30%.

Aí é que a gente vai ver a Ásia tomar um "tusto" (como dizia Piminha) legal.

Pimon

Anônimo disse...

É "porca torcer o rabo", né não??

Mas a vaca indiana vai pelo mesmo caminho, múltiplos de 60 nem ... na China!


Pimon

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com