Um bom dia !
O mercado asiático iniciou a semana recuperando parte das perdas de sexta-feira com destaque para o setor financeiro e as mineradoras.
No mercado europeu o ECB volta a atuar confirmando a disposição de fornecer a liquidez que o mercado achar necessária para amainar a crise de confiança. As principais praças operam em alta.
Os futuros americanos apresentam recuperação desde a abertura da sessão subindo 0,60% refletindo a atuação mais contundente do Fed na sexta.
O baixo preço das ações cujos resultados, seguem surpreendendo positivamente, vem motivando recomendações de compra.
Com a melhora dos mercados as commodities também se recuperam com o cobre subindo 1,48% e o WTI 0,86%.
Hoje a o BC Australiano aumentou a expectativa de inflação e o preço dos imóveis no Reino Unido teve crescimento de 12,1% no ano.
A disposição dos BC´s europeu e americano em fornecer liquidez ao mercado e o levantamento feito na Europa buscando ter uma dimensão mais precisa dos problemas com o subprime são as medidas corretas para enfrentar esta crise de confiança de curtíssimo prazo e deve levar a uma melhoria gradual dos mercados.
O ECB atuou novamente hoje injetando 47,67 bilhões de euros para 59 instituições. O valor é o menor desde quinta-feira quando foram colocados 94,84B e sexta com 61,01B.
Com as economias aquecidas uma redução dos juros não seria a melhor solução, pois produziria uma melhora de curtíssimo prazo que se transformaria em inflação e juros mais altos no futuro.
A velocidade de recuperação dos mercados e recuo da volatilidade ficará na dependência da não ocorrência de novos problemas com instituições que tenham subprime em carteira, mas, creio que gradualmente os mercados se normalizem voltando a focar os fundamentos que seguem positivos.
( Por Marcelo Voss)
Boa semana e bons negócios !
Nenhum comentário:
Postar um comentário