terça-feira, 21 de agosto de 2007

Barômetro Financeiro


Bom dia...

Nas praças asiáticas que fecham antes da abertura européia o dia foi majoritariamente positivo com destaque para Austrália e Coréia que reverteram as baixas iniciais. Os índices chineses fecharam em mais um recorde com o CSI300 subindo 1,79%.

A abertura européia reverteu a sinalização de estabilidade dada pelo mercado asiático com o CAC chegando a cair 1,3% com pouco mais de uma hora de sessão para reduzir esta queda a 0,30% na hora e meia seguinte.

O setor financeiro é mais uma vez o destaque negativo permanecendo a incerteza quanto a real dimensão do impacto da crise no subprime.

Os futuros americanos confirmam que a volatilidade ainda será alta no curto prazo com o S&P variando nada menos que 20 pontos entre os 1450 das 02h20, a mínima de 1440 às 05h10 e novamente 1450 às 06h40.

O anúncio feito pela Capital One fechando sua unidade de crédito hipotecário que tinha 1900 funcionários aumentou a incerteza que é o principal combustível deste movimento. Não se deve esperar um recuo da volatilidade com estabilização dos ativos antes que o mercado consiga dimensionar corretamente o impacto do subprime.

Após uma sessão tranqüila na Ásia, a volatilidade voltou apartir da abertura européia atingindo não só o mercado acionário como também, e principalmente, o mercado de cambio.

O iene que vinha mantendo uma leve desvalorização frente ao dólar até o fechamento da bolsa de Tóquio reverteu esta tendência ganhando força após a abertura européia chegando a se valorizar 0,8% na primeira hora da sessão(Europa).

Na medida em que as incertezas sobre o “quanto e com quem” permanecem, a dimensão da crise no subprime segue alimentando este movimento que é basicamente uma crise de confiança. Como conseqüência natural temos uma maior aversão ao risco que se reflete nas posições de carry-trade.

A atuação do Fed e de outros bancos centrais fornecendo liquidez ao sistema é positiva, mas não atinge a origem do movimento, a alta inadimplência no subprime que, aliás, não será diminuída mesmo com a manutenção do atual ritmo de crescimento da economia americana.
Para uma solução desta crise no curto prazo teríamos que primeiro ter a dimensão do problema e a solução terá que passar por medidas que viabilizem a retirada de parte destes títulos do mercado.


Por: Marcelo Voss

Bons negócios

2 comentários:

Seagull disse...

Grande Marco!!!

Indiquei seu blog para o Bloggers Choice Awards.

Depois que o Lauro colocou o Seagull Trading na fita, eu também fiz minhas nomeações.

As Elucubrações estão lá...

http://www.bloggerschoiceawards.com/?utm_source=bloggerschoiceawards&utm_medium=badge&utm_content=small

Abs ^v^

Unknown disse...

Obrigado Marcio...

Uma honra ter sido indicado... e por você que tanto faz por colaborar com constante ensinamento e informações aos leitores e investidores desse nosso Mercado Financeiro !!!

Grande Abraço

Marco Aurelio

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com