O financiamento obtido pela Countrywide acelerou a recuperação das praças asiáticas e européias com destaque para o setor financeiro onde o Mitsubishi UFJ teve alta de 4,6% e mineradoras com a BHP subindo 6,5% voltando ao nível do final de julho.
Os futuros americanos sustentaram durante a sessão asiática e abertura européia uma alta entre 0,60% e 0,80% refletindo a expressiva melhora após o anúncio do financiamento obtido pela Countrywide que além de permitir a reestruturação da empresa é uma sinalização importante para o setor que apesar do ajuste que terá que passar não gerará um impacto negativo da magnitude do esperado na semana passada.
Em relação à taxa de juros, o Fed só deverá reduzir a taxas, mesmo assim em 25 bps, caso os indicadores sinalizem uma perda de força da economia americana o que no momento ainda não esta claro.
Os metais seguem em recuperação com o cobre subindo 2,45% e o WTI 0,60%.Mais do que o rali das bolsas, a melhora sinalizada pela reestruturação da Countrywide se refletiu no mercado de cambio com o iene recuando 1,40% e o dólar australiano subindo 1,50% mostrando uma volta às operações de carry-trade surpreendente.
Creio que ainda é cedo para se avaliar o real impacto da implosão do subprime, mas, dificilmente haverá um impacto relevante, ao ponto de gerar uma crise de liquidez e/ou uma retração significativa na economia americana.
Por: Marcelo Voss
A seguir... o Lado direito do gráfico !
Bons negócios !
Nenhum comentário:
Postar um comentário