segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Barômetro Financeiro

Bom dia a todos !


O mercado asiático começou a semana em alta com HK e China batendo novos recordes. Os setores de mineração, BHP subiu 2,7% e Rio Tinto 2,90%, financeiro e siderúrgico, Posco subiu 4,5% foram os destaques. No Nikkei o destaque foi a Honda e a substituição do Ministro das Finanças não produziu impacto relevante.


A Europa abriu em alta que neste momento é menor no reflexo dos futuros americanos que operaram em baixa desde a abertura. O anúncio da compra da Stelco canadense pela americana US Steel impactou positivamente o setor siderúrgico.


Após os bons números de sexta-feira o mercado começa a semana na expectativa de mais um indicador do setor imobiliário, as vendas no mercado secundário cuja expectativa é de 5,70 milhões de unidades o que representa um recuo de 0,90% em relação a junho.


A julgar pelos últimos doze meses, a surpresa positiva na venda dos imóveis novos não é garantia de um número também positivo hoje. Entre julho de 2006 e junho de 2007 as vendas de imóveis usados acompanharam a tendência dos imóveis novos em 6 vezes divergindo nos outros 6.


No fim de semana o destaque ficou com Larry Summers, ex Secretário do Tesouro, que em entrevista a rede ABC avaliou que o risco de uma recessão é o maior desde 2001, mas, disse que isso não significa que a retração irá de fato acontecer.


A divulgação da venda de imóveis usados às 11h00 será tão ou mais importante que a de
imóveis novos na sexta embora seja importante fazer a ressalva que ambos tem uma volatilidade muito grande o que torna inadequado avaliar a tendência do setor apenas por estes dois indicadores.

A semana começa estável nas commodities com o WTI recuando 0,06% e o cobre subindo 0,30%.


Boa semana a todos !

Por Marcelo Voss


Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com