Bom dia a todos !
O mercado asiático começou a semana em alta com HK e China batendo novos recordes. Os setores de mineração, BHP subiu 2,7% e Rio Tinto 2,90%, financeiro e siderúrgico, Posco subiu 4,5% foram os destaques. No Nikkei o destaque foi a Honda e a substituição do Ministro das Finanças não produziu impacto relevante.
A Europa abriu em alta que neste momento é menor no reflexo dos futuros americanos que operaram em baixa desde a abertura. O anúncio da compra da Stelco canadense pela americana US Steel impactou positivamente o setor siderúrgico.
Após os bons números de sexta-feira o mercado começa a semana na expectativa de mais um indicador do setor imobiliário, as vendas no mercado secundário cuja expectativa é de 5,70 milhões de unidades o que representa um recuo de 0,90% em relação a junho.
A julgar pelos últimos doze meses, a surpresa positiva na venda dos imóveis novos não é garantia de um número também positivo hoje. Entre julho de 2006 e junho de 2007 as vendas de imóveis usados acompanharam a tendência dos imóveis novos em 6 vezes divergindo nos outros 6.
No fim de semana o destaque ficou com Larry Summers, ex Secretário do Tesouro, que em entrevista a rede ABC avaliou que o risco de uma recessão é o maior desde 2001, mas, disse que isso não significa que a retração irá de fato acontecer.
A divulgação da venda de imóveis usados às 11h00 será tão ou mais importante que a de
imóveis novos na sexta embora seja importante fazer a ressalva que ambos tem uma volatilidade muito grande o que torna inadequado avaliar a tendência do setor apenas por estes dois indicadores.
A semana começa estável nas commodities com o WTI recuando 0,06% e o cobre subindo 0,30%.
Boa semana a todos !
Por Marcelo Voss
Nenhum comentário:
Postar um comentário