sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Segue a valsa !!!

Permanece a grande dúvida para aqueles que não possuem a característica de "Buy and Hold"...

Tenho recebido alguns emails, me questionando a respeito de alguns papeis (chamados de 2ª e 3ª linha), onde sinceramente, graficamente não há muito o que se dizer (isso sem falar das small caps !!!):

* Histórico do ativo na maioria das vezes é recente;
* Quantidade negociada diariamente é minima;
* Sobe hoje 3,5%... amanhã não se mexe... depois sobe 0,5%... mais 2 dias parado... cai 8%... passados 2 dias sobe 1,5% ?
* Não tem comprador na tela ( spreads absolutos absurdo !!!)

É nesse tipo de ativo que você quer investir ? Entra em Foruns, Blogs, Chats e desesperadamente aguarda uma palavra de consolo dizendo : "Eu também estou nessa barca..."

É isso mesmo o que você espera da Renda Variável ?

A volatilidade dos últimos dias ( seja aqui, ou acolá) já começa a amedontrar muitos investidores, que infelizmente, dado a inexperiência com o mercado de RV, e a massiva pressão marketeira da Midia, fizeram sua entrada num momento inoportuno.

Percebam o quanto cairam os papeis de primeira linha ( do Topo até hoje ) e quanto recuperaram... e comparem com outros ativos...

A expressão facial do Willian Bonner (?) quando diz que " A Bovespa subiu x% " ou " o "Indice hoje respondeu a queda aos mercados internacionais" realmente assusta !!!

Em tempos de alta volatilidade, operações de curto prazo devem ter seu "manejo de risco" acompanhado MUITO de perto !

Stops Gain e Loss devem ser obrigatóriamente respeitados !

Devem ser obrigatóriamente respeitados !

Essa é uma regra que em tendência de alta, o investidor até então, não seguia a risca... afinal... caia 2 dias... depois voltava arrebentando !!!

Não que os operadores de Médio e Longo prazo não se devam ater a isso !!! Mas outras técnicas de "defesa" em tempo de turbulências devem ser adotadas !

Pensem seriamente em defender seus ativos com operações de Hedge ( seja o lançamento de opções para alavancarem taxas, ou operações de Mini índice para minimizar seus riscos ).

Meditem sobre a tendência atual de curto prazo...

... acho que até a próxima reunião do FED (18/09) estaremos cada vez mais submissos aos mercados de subprime e por consequência, as incertezas do mercado Global !

Enquanto isso, se você é um investidor ( e não um especulador ) faça como EU... perca o seu sono com outras "prioridades" !!!

...e procurem tomar a melhor decisão ! Não vacile !

Se o seu set up de compra for acionado... prega o pau ! atingiu seu target ? marreta... e verça e visse !!!

Capital a gente constrói !
Uma boa noite ( ou um bom dia !!!)
Abcs

Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com