segunda-feira, 17 de março de 2008

Lehman Brothers




17/3/2008 (France Press)

Os mercados financeiros acreditam que o banco nova-iorquino Lehman Brothers pode ser o próximo a ser castigado pelo efeito dominó que atinge os mercados, e derrubaram suas ações nesta segunda-feira em Wall Street.

Os analistas do site Briefing.com expressaram preocupação em relação ao "colchão de liquidez" do Lehman Brothers, "menor que o de seus pares". "E, como o Bear Stearns, o Lehman é um importante participante do mercado de títulos", setor que está no centro da atual crise financeira.Indagado pela AFP, a direção do Lehman Brothers garantiu que seu "nível de liquidez continua forte".

O banco, que divulgará na terça-feira seus resultados do primeiro trimestre, lembrou que sua liquidez no fim de novembro chegava a 35 bilhões de dólares, que cobriam 128% de seus compromissos de curto prazo, contra 52% no caso do Bear Stearns.A situação financeira do grupo foi favorecida pela obtenção, anunciada na última sexta-feira, de uma linha de crédito de 2 bilhões de dólares.

O receio em relação ao Lehman Brothers é ainda mais surpreendente porque o grupo havia passado até agora com relativa tranqüilidade pela crise.Segundo as estimativas do mercado, o Lehman Brothers pode superar o 1,3 bilhão de dólares em depreciações no primeiro trimestre devido à degradação contínua do mercado de crédito, após os resultados recordes de 2007.O banco limitou suas depreciações de ativos a 830 milhões de dólares no ano passado, quando todo o setor bancário dos Estados Unidos havia perdido 150 bilhões de dólares, dos quais 21 bilhões se referem ao Citigroup e 19 bilhões ao Merrill Lynch.

Mas o Lehman ainda mantém em sua carteira mais de 90 bilhões de dólares em títulos cujo valor pode cair."Os mercados estão passando por uma fase de aversão aguda ao risco, a partir do momento em que os temores não se limitam a questões de liquidez, mas que também se estendem até a liquidez de grandes estabelecimentos financeiros", explicou Brian Bethune, da consultoria Global Insight.

Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com