sábado, 18 de julho de 2009

Elucubracoes Economicas

Uma semana positiva...

Apesar da Nokia ter apresentado perspectivas menos animadoras para as suas vendas, os investidores focaram-se nos bons resultados apresentados pelas Bancas norte-americanas, (JP Morgan e Goldman Sachs) e das tecnológicas Intel, Google e IBM.
Mesmo as dificuldades pelas quais passa o CITI, que necessita de meros 3 bilhões de dólares para evitar a falência, foram completamente ignoradas. Na prática será mais um dos 53 bancos que, só este ano, já caíram nas mãos da FDIC.

Os investidores aproveitaram o recuo que os principais índices ofereceram no início de Julho para voltar ao mercado com força e em poucos dias os principais índices voltaram a operar muito próximo das máximas do ano. Como exemplo, o Dax e S&P500 subiram mais de 6% só nas últimas cinco sessões.

Até o momento, cerca de 40% das empresas que compõem o S&P500 já apresentaram seus resultados. Os principais ajustes de carteira do primeiro semestre já foram executados e os dados macroeconômicos já dão sinais de estabilização, que por conseqüência, leva as empresas apresentar melhores resultados a partir do 2º trimestre de 2009, (com algumas exceções) como foi o caso da Nokia.
Até o economista e professor da Universidade de Nova Iorque, Nouriel Roubini, um eterno ultra-realista, que alertou para as bolhas que se instalavam no setor imobiliário e para o iminente risco do subprime, espera agora que a economia norte-americana comece a registrar crescimento positivo já em 2009.
No contexto macroeconômico global também continuam sinalizando sinais positivos. A China anunciou na quinta-feira que a sua economia deverá registrar uma, surpreendente, taxa de crescimento de 7,9% já ao longo do segundo trimestre, servindo de locomotiva à economia mundial para sair da recessão mais grave em 80 anos. No mesmo registro, o Secretário do Tesouro norte-americano, Tim Geithner, também se mostrou confiante nos sinais positivos que a, ainda, maior economia do mundo tem demonstrado recentemente, afirmando que não cometerá os mesmo erros que se cometeram nos anos 30, altura em que retiraram cedo demais os estímulos dados à economia na fase descendente.

Assim sendo, tudo indica que os próximos movimentos, não devem tumultuar “a extrema” a retomada do crescimento global... mas... todo cuidado ainda é pouco !
Melhor para mim... pra você e para o mundo !
Bons Negócios !


Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com