domingo, 28 de março de 2010

O movimento dos preços (Market Movement)

A idéia é buscar compreender e tentar reagir às forças que atuam nos movimentos dos preços. Ressalto que essa maneira de pensar e agir são minhas opiniões, obviamente verdades não absolutas, partindo-se da aplicação da análise técnica e a idéia, é de que estas informações possam oferecer algum subsidio para o leitor,ou, pelo menos, provocar uma meditação.

Às vezes, a expectativa da divulgação de uma notícia importante poderá fazer disparar os preços em determinados ativos.

A realidade é que a única força que move os preços em qualquer mercado é a compra e venda. A velha lei da Oferta e Demanda. Oras, se os preços não oscilam por conta própria, eles só vão subir quando o povo está disposto a paga-lo mais caro ao que está na “pedra”... e versa – vice... Isso soa ridiculamente simples, mas é um ponto muito importante que deve ser SEMPRE lembrado.

Então, da próxima vez que você ouvir algum analista dizer "XPTO4 vai buscar os R$ 1,23 !" Ele está afirmando que na sua maneira de interpretar seus estudos, ele sabe exatamente como vai se comportar a manada e como todos os participantes do cassinão (sic) estão pensando, o quanto cada um desses operadores vai comprar ou vender, quando vão comprar ou vender, como a compra ou venda deles e dos outros afetarão sua própria compra (ou venda) e como cada trader irá reagir às declarações das notícias (sejam as programadas – por ex. anuncio da taxa de desemprego as 14:00hs - e as não programadas – Terrorismo, Terremotos, Tsunamis)... oras... Pura Elucubração !


Então, vamos supor que algum bruxo descobriu uma maneira de criar uma inteligência artificial que pudesse tirar partido imediatamente após a divulgação para a massa. Essa premonição deveria contemplar as estratégias (racionais e irracionais) que as pessoas iriam adotar e infelizmente, não há como mensurar os limites para os players de como vão reagir, seja individualmente ou em grupo. Portanto, torna-se óbvio que ninguém jamais poderá saber exatamente até onde um preço vai subir ou cair.


Concordam com esta interminável lista de variáveis, que, aliadas ao comportamento irracional do MERCADO nos sugere um absurdo em precificar determinado ativo? Pois é por isso que eu utilizo a análise técnica. A análise técnica busca usar várias relações e históricos de preços que, combinadas, em minha humilde opinião, oferecem estimativas de projeção, buscando através dos “traçados” poder mensurar o impacto no comportamento dos preços pelos operadores.


Não estou tentando explicar O QUE eles fazem ou PORQUE eles estão fazendo. Como expliquei acima, é impossível saber o que está acontecendo no cérebro de cada um daqueles que participam do MERCADO. Ao invés disso, estamos tentando determinar certos níveis em que historicamente os participantes estão mais propensos a agir de uma forma e depois de outra. E a análise técnica, me ajuda a balizar esses movimentos. O que eu busco é pegar uma parte do MOVIMENTO. Seja na repetição dos padrões, prazos, memória dos preços, etc... A idéia é tentar desenvolver uma estratégia sólida, independentemente se ela vai se aplicar exclusivamente a um determinado ativo e periodicidade, ou se encaixa a outros papéis em outras periodicidades.


Obviamente que os setups de ontem não são os mesmos de hoje, tampouco serão os de amanhã... afinal, o tempo passa, o preço muda, os interesses e as expectativas sobre determinado setor também mudam, por isso, a constante evolução na lapidação do seu plano.


Obviamente esta não é uma garantia de que após um par de bons trades seu método está comprovado, mas, convenhamos, é muito melhor do que não ter uma estratégia.


O grande ponto é que não sabemos exatamente porque os preços vão oscilar, por quais caminhos vão trilhar, ou porque aumentou (ou diminuiu) a oferta (demanda). É simplesmente por isso que defendo a abordagem da aplicação de um método (técnica) que ao menos, me darão respaldo na hora da decisão de negociação no mercado de RENDA VARIAVEL.


Tenha sempre um plano... e siga-o a risca...ou como diz o velho e massacrado jargão:
Rule # 1. Don't lose money ! Rule # 2. See Rule # 1!


Video para pensar: 

Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com