terça-feira, 29 de maio de 2007

Abertura por lá...

Por: Marcelo Voss


A abertura asiática é tranquila com o Nikkei subindo 0,14%, o S&P200 caindo 0,16% e o Kospi 0,20%.

No mercado de cambio, os destaques de alta são: bath com 0,18%, peso filipino com 0,39% e iene com 0,15%. Em baixa o won com 0,12%.

Nas commodities o cobre recua 0,41% e o WTI sobe 0,21%.

A expectativa fica para a abertura chinesa após o anúncio do aumento de 0,1% para 0,3% na taxa sobre negociações com ações que alguns trataram como um choque tarifário que levaria a um rali no iene e um crash no mercado chinês.

É natural que o rali chinês, especialmente apartir de 2006 gere preocupações com os P/L´s de seus principais índices subindo a mais do dobro dos índices europeus e americanos. No CSI300 por exemplo temos 45,44 ante uma média no ano de 22,52, mas, desde o início do processo de abertura iniciado em 1979 o Governo chinês tem colecionado sucessos na administração de sua economia enrando agora em uma nova fase, a de transferir ao setor interno os ganhos de competitividade, renda, etc obtidos nestas duas décadas.

Conseguindo administrar esta transição para que uma parcela mais significativa da população obtenha renda e capacidade de poupança teríamos um longo período de crescimento a taxas expressivas que minimizariam e justificariam os P/L´s mais altos dos índices e empresas chinesas.

Desde fevereiro quando criou uma força tarefa para combater a lavagem de dinheiro, o Governo vem adotando medidas que visam o saneamento do mercado e uma maior abertura.

Principais medidas tomadas:

1-Controle de operações irregulares nas ações B

2- Flexibilização para gradualmente ir ampliando a possibilidade de que pessoas e empresas possam aplicar no exterior.

3- Retirada de subsídios às exportações.

4- Exigência de que novos investidores assinem um documento onde ficam cientes dos riscos do mercado acionário

5-Obriga as empresas a publicarem relatórios regulares sobre alterações societárias, estrutura de endividamento, etc

6- Buscar uma flexibilização mais rápida do yuan

7- Elevou a taxa de 0,1% para 0,3% apartir de 30/05.

Em suma, o ritmo de expansão do mercado acionário chinês traz uma preocupação natural , mas, creio ser prematuro taxar o movimento de "bolha especulativa" diante da sustentabilidade e potencial do crescimento da economia chinesa.

Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com