domingo, 2 de agosto de 2009

Elucubracoes Economicas

Em uma semana em que os sinalizadores globais nos mercados foram bastante confusos, na sexta-feira, acompanhamos um PIB americano minimamente melhor do que esperado.

Ao mesmo tempo, também acompanhamos impressões de diversos analistas afirmando que os dados de consumo americano demonstraram contração inesperada, o que indica que a demanda por consumo ainda encontra-se enfraquecida. (Ao meu ver, fator que corrobora, é o fato da queda acentuada no rendimento das Treasuries de 10yy para o patamar abaixo de 3.5% a.a - grafico aqui ).

E as contraditórias declarações do FMI? Igualmente confusas.

Na última 5ª Feira afirmaram que a recuperação de economia da Europa depende da “higienização” dos bancos europeus, portanto, a chamada Recessão na Zona do Euro poderá se dar por encerrada somente a partir de 2010, então, a recuperação será lenta, porém gradativa. Fez importante, menção ao EURO por conta de seus fundamentos econômicos (?) e encontra-se até 15 % sobrevalorizado (com base no que ?).

Já na 6ª Feira voltaram a frisar que os riscos na economia Americana são ainda "elevados" e a recuperação provavelmente será "gradual" com viés negativo: o potencial de crescimento nos Estados Unidos poderia "ficar bem abaixo do histórico de retomada passada, durante um período considerável".

Além disso, sugeriu que o DOLAR teria sido "moderadamente sobrevalorizado (?)" embora tal avaliação como sempre, pautada de elevada incerteza.


Bom... Com essa constante descarga de indicadores Globais e notícias, como tentar tirar uma casquinha e aplicá-los em nossas perspectivas?


Graficamente falando, o Djia subiu "apenas" 0,9 % na semana passada para fechar em 9171.6. O Nikkei foi mais forte, subiu 4,1 % para fechar acima dos 10 MIL bps, de volta aos 10356, e o índice MSCI World (Global Morgan Stanley) subiu meros 1,7 % para 1044.8 bps.


Já o Índice de Emergentes MSCI subiu 2,5 % para 844.02. ( Eita !!!) .


O tal do VIX, subiu de 23,09 para 25.92 (meu target permanece lá nos 20,4 bps). Muitas horas nessa calma !


As Treasuries de 10 anos depois de buscar os 3,77%a.a. na última semana, vieram fechar próximo aos 3,5 % a.a., depois de fazer um topinho no intra. (grafico citado acima).


O Ouro teve mínima de 927.6 bps para fechar 955.8 bps (flat com a semana passada) e o Petróleo... ahhh o ouro negro... também veio beijar a mínima de US$62.70 para terminar próximo aos US$69,50.


Tecnicamente falando na minha modesta opinião, permaneço trabalhando com próximo target Semanal no Djia nos 9420 (onde temos a próxima retração da Fibo que sugere força vendedora – Gráfico Anterior).


Por outro lado, a dinâmica (em especial) nos mercados emergentes por conta da reanimação das Commodities vem surpreendendo e deixando de cabelo em pé os eternos vendedores catastrofistas.


O índice CRB (gráfico aflorestado) sugere a próxima resistência nos 258, 265 bps e depois nos 295 bps, sinalizando momentaneamente, certo apetite a retomada por risco pelos players internacionais. (clique aqui)


Por falar em emergentes, para quem não viu... a minha opinha opinião sobre o IBOV segue o esboço neste vídeo ...

... e nosso dolar comercial ... ah... que beleza para nós importadores !!! (clique aqui para ver o vídeo)

No mais, paciência, saúde e bons negócios !

Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com