domingo, 16 de agosto de 2009

Elucubracoes Economicas

Enquanto no meio da semana que acabou a queda do dólar americano foi acentuada, no final dos negócios ensaiou uma forte recuperação, com o apoio da queda dos preços das matérias primas na Sexta-feira. Houve ali uma sinalização de otimismo que a economia global finalmente estaria dando sinais de sair da recessão, desencadeada pela inesperada expansão no PIB na Alemanha e na França. No entanto, tal fato não foi refletido com muito otimismo nos mercados com os índices MSCI (Global e Emergentes) continuando a demonstrar divergência face principalmente ao forte recuo nas commodities.


Recapitulando alguns dos principais acontecimentos da semana passada em primeiro lugar o Fed manteve as taxas inalteradas nos níveis de 0 a 0,25%, como era amplamente esperado e reiterou que assim deverá permanecer enquanto as condições econômicas permanecerem nesse patamar. Ao mesmo tempo, o Fed declarou explicitamente que em Outubro encerra o programa de recompra de US $ 300B dos títulos Americanos.

Agora as apostas devem focar a data de quando será o aumento da taxa de juros (já se especula antes do primeiro quadrimestre de 2009). Será mesmo? Com o consumo Americano fraco desse jeito? ... Dados desta semana confirmam a fraqueza até Julho. Entretanto continuam com o problema da inflação (CPI em -2,1% em julho), maior queda em 60 anos.

Na zona do Euro, o PIB surpreendeu com 0,1% graças principalmente ao crescimento da Alemanha e da França, levando novamente otimismo para a saída da recessão Européia.

Examinando mais detalhadamente para os mercados financeiros em geral, existem alguns pontos importantes para se meditar:

Em primeiro lugar, as divergências nos mercados de Ações mundiais versus emergentes: o MSCI World fez nova máxima na semana passada, e o índice MSCI Emergentes não acompanhou. A forte queda do índice em Xangai derrubou as commodities pelo mundo afora.

Em segundo lugar, os mercados americanos, permanecem brigando contra a resistência gráfica (tem uma FIBO lá que eu venho comentando há tempos) e seria importante agora uma movimentação mais decisiva, visto que alguns indicadores (por ex. o MACD) já sinalizam cruzamento para baixo no gráfico semanal (PS: como o próprio nome diz, INDICADORES apenas INDICAM), Situação semelhante é observada no S&P500.

Em terceiro lugar, as commodities foram fortemente penalizadas na semana passada. Apesar de fazer um novo topo na semana anterior, o índice CRB não conseguiu sustentar os ganhos e agora, lutam para ficar acima da retração de 23,6%. A perda da mínima dessa semana projetaria para os 245 bps. Com isso, o Ouro valoriza e o Light Crude pode vir retestar a região dos US$62,00.

Em quarto lugar, apesar do forte rally no início do mês de agosto, o rendimento do Tesouro dos títulos Americanos de 10 anos que chegou a bater 4,16% acabou a semaninha nos 3,57% sinalizando MOMENTANEAMENTE certa fadiga.

Ta bom... e daí ? Bom, em minha opinião, embora ainda não possamos afirmar veementemente, os gráficos estão sugerindo que os Players Internacionais estão começando a ficar mais e mais cautelos nesses topinhos anteriores, e aparentemente, FECHAM posições compradas, botando o lucrinho no Borso. Como resultado, os grandes fundos poderiam estar começando a sair dos mercados emergentes e commodities para os Títulos Americanos.

Olhando para o Dólar (Futuros Americanos) temos um belo DOJI, cuja sinalização clássica da AT reforça indecisão e, portanto, sinaliza movimento mais acelerado no rompimento da máxima ou da mínima. Particularmente acho que vamos pra cima, que sabe buscar os 80,00 para depois seguir sua tendência de queda.

Na semana que se inicia os mercados emergentes provavelmente darão o tom para o resto do Mundo. Essa Bolsa de Xangai será um bom termômetro para a evolução da queda das commodities. No Japão, a divulgação do PIBB também poderá definir o tom para o início da mana, mas o que o povo quer saber, são os dados de produção e de habitação Americanas.

Pra resumir, importantes dados econômicos esta semana incluem:

• Segunda-feira: PIB Japonês, Balanço de exportações da zona do Euro, ESM Americano, NAHB Americano
• Terça-feira: PPI Americano, e Índice de Construção de Novas Residências Americanas
• Quarta-feira: PPI alemão
• Quinta-feira: Retail Sales Ingles,
• Sexta-feira: Existing Home Sales Americano

Uma boa semana a todos !

Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com