sábado, 15 de agosto de 2009

Futuros Perpétuos


Um breve resumo para tentar explanar a que se refere o meu "AJUSTE" no gráfico de Médio/Longo prazo:



Antes de mais nada, perceba, que o ajuste que o TONTO aqui aplica, após cada vencimento, é apenas das expansões e retrações, VISTO QUE O VERDADEIRO AJUSTE QUEM FAZ É O MERCADO.



Vou tentar explicar com meu humilde conhecimento e desde já peço aos mais aprofundados no assunto agregarem informações que julguem relevantes.



Para cada período de tempo, existe uma relação de paridade de equilíbrio entre os preços 'A VISTA e FUTURO que pode ser definida como :


PREÇO FUTURO (PF) = PREÇO À VISTA (PV)+ CUSTO DE CARREGAMENTO (C) = PARIDADE DO PREÇO À VISTA.


Se essa equação não se mantém, existe a possibilidade do agentes econômicos realizarem ganhos MINIMIZANDO riscos, fazendo ARBITRAGEM entre mercado à vista e futuro.


Quando operamos Contratos Futuros, na verdade, estamos "comprando/vendendo" tendência. Essa negociação de contratos é "encerrada" diariamente e no final dos negócios você paga ou recebe (ajuste) de acordo com a Tendência que você comprou/vendeu, prevalecendo o preço de fechamento anterior versus o preço de fechamento atual.


Os ajustes são feitos ao final do pregão com o valor de fechamento. Quem comprou / vendeu na direção acertada (compra em tendência de alta e venda na tendência de baixa) ganha. A contrapartida é que uma outra ponta fez exatamente o oposto.


Exemplo: se comprou a 56.000, e o fechamento (ajuste) foi 56.600, você recebe um crédito equivalente aos 600 bps. Só se paga/recebe a diferença, nunca o principal. Todos os dias, até o vencimento.


Bom... agora vamos tentar explanar o que ocorre a partir de cada vencimento (bimestre):




Essa maçaroca de contas precisa ser então, aplicada retroativamente a cada "vencimento anterior" e recalculada "continuamente". Por isso que se vc perceber, a máxima do Índice Futuro nesse gráfico foi de 86.846 bps na semana de 26/05/2008 e a máxima do IBOVESPA atingiu na mesma época os 73.920 bps.

Daí, o ajuste GRÁFICO necessário a cada BIMESTRE, calibrando-se novamente as retrações e expansões de Fibo, buscando-se balizamento para as regiões de suporte, resistência e regiões de confluência, tentando detectar através do passado, pontos de inflexão do lado direito do gráfico.

Logo abaixo, (apenas para comparação) os FUTUROS PERPÉTUOS em JUNHO DE 2007. Veja que naquela época, o topo atingia o máximo de 77900 bps em meados de 1997 (esquerda do gráfico). e logo a seguir, gráfico desse mês de agosto, aplicados os Juros no correr do tempo .


Abcs a todos e um bom final de semana !

Bancotario


Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com