domingo, 6 de setembro de 2009

Elucubracoes Economicas


Olá a todos...

Mais uma semana, e a suposta correção nos mercados internacionais (recuo abaixo do fundo recente, acionando um pivot de queda de maior amplitude) ainda persiste em demonstrar forças, para desespero dos Bull’s de lá, de cá e acolá...

Uma semana onde as transações em Ouro roubaram todas as luzes da cena, rompendo – antes do cumprimento de 2/3 da sua extensão - uma formação de triangulo simétrico (iniciado em Fev desse ano).

Mais que isso, numa visão mais alongada, temos uma LTB ( ou linha de resistência horizontal) – iniciada em Mar/2008, cujo fechamento dessa semana em US$ 994 parou exatamente nessa resistência. O ouro pode servir como um hedge contra as possíveis pressões nos preços. Além disso, a dívida americana e a situação de déficit em que se encontra, poderá manter o dólar pressionado, fazendo com que o OURO (como ocorreu nessa semana) possa ser visto como uma “apólice de seguro” contra uma moeda fraca e os tempos de incerteza de um futuro ainda nebuloso.



O Tal do Índice VIX que atingiu 29,57 bps ante a desandada das bolsas americanas, provocando especulações do retorno da aversão ao risco, encerrou os negócios cotado a 25,26.(Ainda muito acima do meu target!)

Tentando entender o movimento dessa semana que passou:

Os principais eventos e dados americanos: payroll positivo, folha de pagamentos negativa, taxa de desemprego aumentando, ISM idem, ata do Fomc um pouco menos pessimista...

No velho continente: Banco central Europeu não mexeu nos juros (e assim deverá permanecer), IPC caiu menos que o esperado, os preços ao atacado melhoraram, níveis de desemprego teve novamente aumento e as vendas no varejo novamente em queda (porém já percebe-se uma redução nessa velocidade).

Bom... o que eu vou me ater nessa semana...

a) eventual rompimento do Ouro – dessa linha de LONGO PRAZO que serviu de resistência no fechamento da semana;

b) Mercados americanos (que simularam o tal do rompimento para baixo de um pivot de queda) e aparentam recuperação (depois de 6ª feira);

c) Bolsas asiáticas (principalmente Shangai) cujo comportamento deverá impulsionar as commodities pelo mundo afora.

d) Petróleo: fechou a semana cutucando uma LTA intermediaria de médio prazo.
e) Dólar x Euro - A perda desse suposto suporte do petróleo deverá desencarrilhar o impulso que faltava pra romper pra cima no par Dolar x Euro.... No entanto, se o oil conseguir se manter nos níveis atuais, a moeda americana provavelmente sofrerá uma queda.



O mercado vai começar bem devagar com feriadão por aqui, nos EUA e Canadá. Durante a semana, reuniões de vários Bancos Centrais ( que a exemplo dessa semana que passou, não devem mexer na tx de juros), encontro da panelinha da OPEP, Empregos e Vendas do Varejo Australiano (acreditem, isso terá certa importância para os mercados!), resultado final do PIB Japonês, PPI do Reino Unido, e sentimento do consumidor americano.

No mais, lembro a todos que durante os momentos que estou acompanhando os mercados, tenho colocado algumas "mal traçadas linhas"no twitter : @bancotario

Um bom feriado e bons negócios !

Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com