domingo, 30 de agosto de 2009

Elucubrações Economicas...

Foi uma semana cuja maioria da trajetória dos índices não sinalizou qualquer alteração do rumo, apesar de toda a volatilidade. Djia fazendo uma nova máxima em 9630, mas parece que faltaram compradores com apetite nesses níveis. O petróleo bruto também chegou nos US$ 75, mas depois deu um refresco... esse mês de Agosto marcou um range interessante entre os US$ 69 e 76. Enquanto isso, outras commodities em geral, envolvidas na composição do índice CRB permaneceram com poucas oscilações mais relevantes (parece mostrar uma consolidação nessa faixa).

Os dados econômicos AMERICANOS divulgados na semana passada, aparentemente vieram em consonância com o consenso no processo de recuperação global, no entanto, os investidores não sinalizaram tal expectativa nos mercados acionários. Resultado positivo do PIB, aumento na confiança dos consumidores, preços das moradias em ascensão (aliado ao aumento de vendas de casas novas), encomendas de bens duráveis (vieram em muito maior do que o esperado), e renda pessoal americana flat com aumento nos gastos de 0,2%.

No velho continente, PIB da Alemanha positivo, confiança empresarial e dos consumidores subiram novamente, PIB do Reino Unido revisto para CIMA. Ocorre que olhando os gráficos, todo esse otimismo não é refletido... Djia tem na mira nos 10.000 bps onde há uma natural barreira psicológica (número redondo) onde a perda da mínima dessa última semana (9450bps) poderia sinalizar uma correção mais acentuada (ao meu ver, nada catastrófico).

Assim, embasado nessa maçaroca de informações é possível que tenhamos alguma recuperação nas commodities ( quem sabe até um ralizinho no petróleo), principalmente por conta da pressão Euro Dólar que estamos vivenciando. Nada muito sólido, pois os investidores lembram aquela cena de filme que convidam a garotinha para o baile, chegando lá, ela, no seu tubinho negro, cabelos esvoaçantes, perfumada e cheia de amor pra dar... e ele... indeciso se vai tira-la pra dançar, fica apenas no flerte, com medo de levar uma táboa....

Bem... teremos uma semana movimentada, com o fechamento do mês na Segunda feira. Vou ficar de olho na reunião do Banco Central Europeu, com foco na fala do Sr. Trichet para dados econômicos recentes e a minuta do BC americano. Será divulgado também a taxa de desemprego americana, onde, seria muito interessante a manutenção da tendência dos últimos resultados.

No mais, uma boa semana a todos e bons negócios !

Nenhum comentário:

Dúvidas ou Sugestões ???

Fique a vontade pra me mandar uma mensagem:
bancotario@hotmail.com